O GRUPO SELEPROT


Grupo de Pesquisa criado em 2002, no Diretório Nacional de Grupos (CNPq), com a finalidade de congregar estudiosos sobre a contribuição semiótica para a proficiência em leitura e produção de textos. Com a expansão do grupo, hoje seus estudos e pesquisas se abrem para a multidisciplinaridade. Já temos representação nas seguintes unidades federadas: RJ, SP, GO, AM, MT, CE, ES, PE e PA. Pretendemos reunir interessados de todos os Estados brasileiros. No nível internacional, integram o SELEPROT representantes dos EUA, Itália (Turim e Roma).


Nossos Colóquios já contaram com a participação de pesquisadores internacionais (Argentina, Bolívia, Espanha, Itália, México, Peru, Portugal,Venezuela etc. ), em decorrência o SELEPROT já promoveu a assinatura de dois convênios internacionais:
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - 
2010 - Universidade da Beira Interior - UBI - Portugal & Universidade do Estado do Rio de Janeiro - BRA

2012 - Universidade de Torino - UTorino - Itália & Universidade do Estado do Rio de Janeiro - BRA (em fase de assinatura n Brasil)

EVENTOS DO SELEPROT 

1º Colóquio Internacional de Semiótica - 2007 - Mundos Semióticos Possíveis
2º Colóquio Internacional de Semiótica - 2009 - A Contribuição Semiótica no Ensino e na Pesquisa
3º Colóquio Internacional de Semiótica - 2010 - Diálogos Intersemióticos
4º Colóquio Internacional de Semiótica - 2012 - Linguagens, Códigos e Tecnologias
5º Colóquio Internacional de Semiótica - 2015 - Mídia e comunicação: o verbal e o não verbal em ação

 Repercussões dos trabalhos do grupo

O SELEPROT reúne pesquisadores e estudantes interessados em teorias semióticas. Busca não apenas discutir e aperfeiçoar as teorias do signo e da significação, assim como sua aplicação nas subáreas de Linguística, Letras, Educação, Comunicação, Design e demais afins. Desenvolve projetos multi e transdisciplinares ajustados às demandas contemporâneas e busca intervir nos três eixos básicos da convivência universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão. Evento do SELEPROT em 2012: 4º Colóquio de Semiótica (4º COLSEMI), UERJ. Integram o SELEPROT dezoito pesquisadores, sendo dois de Universidades Estrangeiras: U. North Caroline e U. Turim. Mantém parceria com os projetos Publicações Dialogarts e Laboratório Multidisciplinar de Semiótica - LABSEM, bem como com a Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI e outras instituições de ensino. Vem aí o 5º Colóquio Internacional de Semiótica - 5 COLSEMI. http://5colsemi.blogspot.com.br/ http://gruposeleprot.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário